Diferença entre as máscaras PFF2, N95 e KN95
O uso de máscara é um dos principais aliados na prevenção da COVID-19. No início da pandemia, a OMS (Organização Mundial da Saúde) recomendou o uso da máscara de pano para a população em geral, enquanto os respiradores e máscaras cirúrgicas eram utilizados pelos profissionais de saúde.
Agora com o aumento da produção de EPIs para o combate a COVID-19, profissionais de saúde estão recomendando que a população faça a substituição das máscaras de pano pelas máscaras com maior grau de proteção. Mas qual máscara é melhor? PFF2, N95 e KN95 são tem o mesmo nível de proteção? São equivalentes? Este post tem como objetivo contribuir para elucidar estas questões.
PFF2
A PFF2 é a máscara mais indicada para a prevenção do coronavírus. Este tipo de respirador, para ser distribuído, deve atingir uma eficiência mínima de filtragem de partículas de 94% em monitoramento realizado pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).
N95
A N95 é uma máscara equivalente a máscara PFF2, com eficácia mínima de filtragem de 95% das partículas, a maior diferença de nome se dá pelo órgão de regulamentação. Enquanto a PFF2 é certificada pelo órgão brasileiro INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), a N95 é certificada pelo órgão americano NIOSH (National Institute for Occupational Safety and Health), mas ambas têm praticamente o mesmo nível de proteção.
KN95
A KN95, teoricamente é o padrão chines da PFF2 e da N95. No entanto, elas não têm o mesmo padrão de qualidade. Em estudo realizado pela NIOSH, as máscaras KN95 falham em demonstrar a eficiência mínima exigida de 95%.
A partir desses dados, NIOSH e ANVISA decidiram por considerar essas máscaras não elegíveis para o combate a pandemia da COVID-19.
Porque não a KN95?
As máscaras PFF2 (N95) são mais eficientes em conter a circulação de particular, pois por norma, são ajustadas ao rosto e presas na cabeça, o que reduz o trânsito de partículas entre o ar, o nariz e a boca.
Como a máscara não foi testada, não há como saber se a eficácia da KN95 que você está usando é suficiente para prevenir contra o coronavírus.
A regulamentação garante que os padrões de qualidade sejam cumpridos, para garantir que a máscara atinja o nível de eficácia exigido para conter o vírus. Produtos não regulamentados podem ter uso de matéria prima inferior e processos de fabricação duvidosos, o que pode resultar na queda da qualidade do produto.
PFF2 X KN95
O uso de EPIs corretos faz toda a diferença no combate a pandemia do coronavírus, a utilização de máscaras de baixa qualidade pode aumentar o contágio em massa e agravar a situação em nosso país, por isso, dê preferência para o uso de máscaras PFF2 e N95.
Compartilhe este conteúdo em suas redes sociais e mantenha sua rede informada sobre dicas relacionadas a COVID-19.
Fontes: ANVISA, NIOSH e Estadão.