4 principais aplicações econômicas da árvore
A árvore é um dos principais símbolos do meio ambiente, mas também tem grande responsabilidade no crescimento econômico da sociedade e da indústria. Veja as 4 principais explorações socioeconômicos das árvores e como as empresas podem contribuir para o desenvolvimento sustentável destas áreas.
1) Madeira como matéria prima
O cedro é uma das principais madeiras para matéria prima nas áreas de construção civil, marcenaria, entalhe e móveis. No Brasil, é encontrada principalmente nas regiões do Rio Grande do Sul e Minas Gerais.
Desenvolvimento sustentável da madeira
Apoie iniciativas de restauração florestal, além da recuperação ambiental e da reposição dos recursos escassos, a restauração florestal em nascentes e margens de rios diminui os riscos de desabastecimento de água.
Conheça os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU
2) Frutas
A agricultura de árvores frutíferas – fruticultura – no Brasil tem grande representatividade no abastecimento do mercado interno e externo. Com mais de 41 milhões de toneladas, ocupando em média 2,6 milhões de hectares, a atividade frutícola empregou 193,9 mil trabalhadores formais no país em 2021.
Diversas regiões do Brasil trabalham com árvores frutícolas, mas a região sudeste tem a maior concentração, com 51% da produção nacional. O Cinturão Citrícola, situado nos estados de São Paulo e Minas Gerais, colocam o Brasil como o principal produtor de laranjas do mundo, com 61% da participação mundial.
Desenvolvimento sustentável da fruticultura
O sucesso da agricultura de frutas no Brasil se sustenta pelas condições climáticas e de solo, propicias para o cultivo em larga escala. Por isso, proteger os ecossistemas naturais que são afetados por suas atividades e pelas ações da sua cadeia de suprimentos.
3) Aplicação da celulose
O eucalipto é a principal matéria prima na fabricação de papel no Brasil. Segundo a Indústria Brasileira de Árvores, são 5,5 milhões de hectares plantados no Brasil, com uma produtividade média de 39 m³/ha/ano, o eucalipto é vantajoso para a indústria de papel e celulose por conta do seu crescimento rápido.
O eucalipto é encontrado em maiores concentrações nas regiões do Paraná, São Paulo, Bahia, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais.
Desenvolvimento sustentável da indústria de papel e celulose
Garanta que as folhas de papel, os processos gráficos e as empresas prestadoras de serviços gráficos para sua organização tenham certificação de manejo florestal responsável.
4) Farmacêutica e cosméticos
As árvores fornecem substâncias que servem de insumo para a fabricação de medicamentos, cosméticos e perfumaria. Como a copaifera multijuga*, o óleo extraído dessa árvore serve de insumos matéria prima para fabricação de sabonetes, xampus, cremes e perfumes, por conta da sua eficiência no combate a germes.
A Floresta Amazônica é o principal centro de biodiversidade do país, localizada nos estados do Amazonas, Amapá, Pará, Acre, Roraima e Rondônia, Mato Grosso e Maranhão.
Desenvolvimento sustentável da indústria farmacêutica e de cosméticos
Apoie o uso sustentável de recursos naturais na Amazônia e busque alternativas para promover a conservação ambiental, o desenvolvimento social e a mitigação das mudanças climáticas na sua cadeia de produção.
O Dia da Árvore, comemorado no Brasil dia 21 de setembro, serve para lembrarmos da importância deste patrimônio natural, de responsabilidade de cultivo de todos os integrantes da sociedade: Governos, empresas, ONGs (Organizações Não Governamentais) e cidadãos.
A utilização responsável e sustentável, viabiliza a exploração econômica e social destes recursos a longo prazo, tirando bom proveito para a sociedade e para a natureza.
Para se informar mensalmente sobre ESG e sustentabilidade para a indústria, preencha o formulário abaixo e receba todos os meses no seu e-mail um post novo do Blog Danny Sustentável. Veja outros temas do Blog Danny Sustentável.
*copaifera multijuga, da espécie de Copaifera são denominadas popularmente de copaíbas, e são árvores de grande porte nativas da região tropical da América Latina e também da África Ocidental.
Fontes: Brasil Escola, Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), G1 (Globo) e Prefeitura de Petrópolis.