Gases do Efeito Estufa
O que é efeito estufa?
O efeito estufa é um fenômeno natural que acontece para manter o calor gerado pelo sol dentro da atmosfera da terra. Isso acontece através de alguns gases como o dióxido de carbono (CO2), o metano (CH4) e o óxido nitroso (N2O).
O efeito estufa é um fator natural e essencial para a continuidade da vida saudável na terra, o principal problema é o seu fenômeno em excesso, este não natural e provocado pelas ações humanas que vão desde empresas, governos e a população em geral.
Principais gases do efeito estufa
Os principais gases que agravam o efeito estufa são o dióxido de carbono (C02), o metano (CH4) e o óxido nitroso (N2O).
Dióxido de carbono (C02)
Gerado principalmente na produção de energia durante a queima de carvão, petróleo ou gás natural.
Metano (CH4)
Liberado principalmente na mineração de carvão, petróleo e gás, e na fermentação que animais ruminantes como vacas e ovelhas.
Óxido nitroso (N2O)
Gerados em algumas atividades agrícolas através do uso de fertilizantes e o escoamento.
Consequências do efeito estufa
O principal problema do aumento na produção de Gases do Efeito Estufa (GEEs) é o aquecimento global. O aumento das temperaturas pode gerar alterações climáticas com consequências serias para o meio ambiente e a sustentabilidade da vida humana, como degelo das calotas polares, enchentes, furacões e desertificações.
Como estão as emissões de gases do efeito estufa?
Em 2021, os níveis dos três principais Gases do Efeito Estufa (GEEs), dióxido de carbono (C02), o metano (CH4) e o óxido nitroso (N2O) foram recordes.
Segundo uma agência da Organização das Nações Unidas (ONU), a Organização Meteorológica Mundial (OMM), entre 1990 e 2021, o efeito de aquecimento por gases de efeito estufa de longa duração subiu quase 50%, com o dióxido de carbono respondendo por cerca de 80% desse aumento.
Ainda de acordo com o relatório Organização Meteorológica Mundial (OMM), em 2021, as concentrações de dióxido de carbono (CO2) atingiram 415,7 partes por milhão, enquanto o metano (CH4) chegou a concentração de 1.908 partes por bilhão e o oxido nitroso ficou com 334,5 partes por bilhão.
Como indústrias e empresas de segurança e proteção podem fazer para reduzir as emissões de gases de efeito estufa?
Compensação de carbono:
Uma forma de colaborar para a redução dos gases é trabalhando com a compensação de carbono (CO2). Onde é calculado o quanto de dióxido de carbono (CO2) é emitido na atmosfera por uma empresa ou até mesmo uma pessoa. A partir disso, se calcula a quantidade de arvores que devem ser plantadas para compensar a emissão do dióxido de carbono (CO2). Organizações Carbon Free – ou carbono livre – são aquelas que conseguem compensar 100% dos seus processos.
Uso de energias renováveis:
Procure substituir processos que usem energias com menor impacto ambiental, como a energia solar ou eólica em detrimento da energias derivadas de petróleo, carvão mineral, nuclear ou de gás natural.
A responsabilidade de redução dos impactos ambientais do efeito estufa é de todos. Busque formas de reduzir e até cessar suas emissões de Gases de Efeito Estufa (GEEs) na atmosfera. Compartilhe este conteúdo e ajude que seus colegas, fornecedores e clientes saibam da importância das ações para combater os excessos do efeito estufa.