Atendimento Nacional (11) 3133.5766

Doar sangue em meio a pandemia da COVID-19

Junho é o mês mundial do doador de sangue, mas, em meio a pandemia, pessoas ficam receosas em se dirigir a postos de saúde para fazer a doação de sangue, por medo de se contaminar. Por isso vamos responder algumas dúvidas e disponibilizar dicas acerca da doação de sangue durante a pandemia do coronavírus.

 

Como doar sangue sem aglomerar?

É possível marcar data e horário da doação, assim você evita filas e não gera aglomeração. Para saber onde marcar horário, consulte os hemocentros da sua região.

 

Não terei contato com pessoas contaminadas pela COVID-19 quando for doar sangue?

A probabilidade de você ter contato com uma pessoa contaminada é improvável. Pessoas com sintomas de gripe e resfriado ou que tenham sido contaminadas pelo coronavírus nos últimos 30 dias não podem se dirigir aos postos de doação de sangue. Além disso, os postos de vacinação ficam separado dos lugares onde ficam os pacientes que estão em tratamento da COVID-19.

 

É seguro doar sangue e não se contaminar no processo?

Medidas de segurança estão sendo tomadas em todos os hemocentros para que os voluntários não sejam contaminados durante o processo de doação de sangue:

  • Distanciamento social
  • Álcool em gel 70% distribuído espalhados nos locais de doação
  • Sanitização dos espaços de doação
  • Medidas restritivas para evitar a presença de possíveis contaminados pelo coronavírus.

 

Posso doar sangue depois de tomar a vacina da COVID-19?

Sim, mas antes, observe os prazos após a aplicação das doses.

Sinovac/Butantan (CoronaVac): 2 dias após qualquer uma das doses Oxford/FioCruz (AstraZeneca): 7 dias após qualquer uma das doses Pfizer/BioNTech: 7 dias após qualquer uma das doses Janssen: 7 dias após qualquer uma das doses

Quem pode doar sangue?

Para fazer a doação de sangue, o voluntário deve atender os seguintes requisitos:

  • Portar via original de documento de identidade com foto
  • Ter entre 16 e 69 anos*
  • Pesar mais de 50 Kg
  • Respeitar o intervalo mínimo de 2 meses de para homens e 3 meses para mulheres entre as doações de sangue.

*observação: Menores de 18 anos precisam de autorização prévia dos responsáveis. Maiores de 60 anos só podem doar caso já tenham sido doadores antes dos 60 anos completos.

Consulte o site do Ministério da Saúde para saber mais detalhes.

Venha alimentado

Aguarde 2 horas após o horário de almoço e nada de alimentos gordurosos ou bebida alcoólica nas últimas 12 horas.

 

Durma bem

É importante que o doador tenha dormido 6h nas últimas 24h

 

A pandemia não é um impeditivo para que você doe sangue. Por conta da pandemia do coronavírus, os números de doadores que já eram baixos diminuíram ainda mais, por isso, se você nunca doou sangue, está é uma ótima oportunidade para começar.

Doe sangue e compartilhe esta informação nas suas redes sociais para que outras pessoas faça o mesmo. Veja o Editorial COVID-19 para se manter informado sobre outras dicas e recomendações sobre a pandemia do coronavírus.

 

Fonte: Colsan (Associação Beneficente de Coleta de Sangue), Secretaria da Saúde do Estado de Alagoas e Ministério da Saúde.

Doar sangue em meio a pandemia da COVID-19

Categorias