Gripe e COVID-19 – Saiba a relação das doenças virais, vacinas e grupos de risco
Na época do ano mais fria em nosso país é comum o aumento de casos de gripe. Por estarmos vivendo em um momento de pandemia de um outro vírus, o da COVID-19, algumas dúvidas podem surgir relacionadas a doença e as vacinas de combate de cada um dos vírus.
Este post tem como objetivo elucidar as principais dúvidas relacionadas a COVID-19 e a gripe influenza.
Posso tomar a vacina contra COVID-19 gripado?
Não existe nenhuma contraindicação que impeça o paciente de tomar o imunizante da COVID-19 estando com sintomas gripais, no entanto, profissionais de saúde recomendam que não seja aplicada a vacina contra o coronavírus para este grupo de pessoas, pois os sintomas da gripe são semelhantes as reações adversas de algumas vacinas, como dores no corpo, dores de cabeça e febre. Por isso, o ideal é que você espere os sintomas gripais sessarem para depois ir tomar a vacina.
Vale ressaltar que a gripe não afeta na eficácia da vacina, a precaução de não tomar o imunizante contra a COVID-19 quando se está gripado se deve a dificuldade em identificar se os sintomas são efeitos colaterais da vacina ou por conta da infecção da gripe.
Vacina da gripe pode proteger contra o coronavírus?
Não. A vacina da gripe protege apenas contra o vírus influenza, não sendo eficaz para a proteção do vírus Sars- CoV-2, causador do coronavírus.
Mas é muito importante tomar a vacina da gripe, principalmente em tempos de pandemia. Caso o paciente já esteja imunizado contra a COVID-19 será mais fácil para o profissional de saúde identificar quais das doenças virais o paciente foi acometido.
Posso tomar a vacina da gripe se vou tomar a da COVID-19?
O paciente pode ser imunizado com ambas as vacinas, da COVID-19 e da gripe, no entanto, é necessário respeitar o prazo de 14 dias após a aplicação das duas doses (ou da dose única nos casos de imunização com a vacina da fabricante Janssen).
Os grupos de risco da gripe e do coronavírus são os mesmos?
Não. Os grupos de risco da gripe (influenza) e coronavírus (Sars-CoV-2) não são exatamente os memos. Veja abaixo os grupos de risco de cada uma das doenças:
Grupos de risco da gripe influenza
- Pessoas com mais de 60 anos;
- Crianças de 6 meses a menores de 5 anos;
- Gestantes;
- Mulheres no pós-parto (até 45 dias após o parto);
- Profissionais de saúde;
- Professores da rede pública e privada;
- Pessoas com condições clínicas especiais;
- Doentes crônicos;
- População indígena;
- População prisional, incluindo jovens de 12 a 21 anos cumprindo medidas socioeducativas;
- Funcionários do sistema prisional.
Grupos de risco da COVID-19
Pessoas com:
- Doença renal crônica;
- Doenças cardiovasculares;
- Doenças cerebrovasculares;
- Diabetes mellitus;
- Hipertensão arterial grave;
- Pneumopatias crônicas graves;
- Anemia falciforme;
- Câncer;
- Obesidade mórbida (IMC≥40);
- Síndrome de down;
- imunossuprimidos;
- Idade superior a 60 anos.
.
Procure realizar a imunização de ambas as doenças virais (coronavírus e gripe), informe-se nos canais oficiais do governo do seu estado ou nos postos de saúde da sua região para saber as datas de cada uma das vacinas. Lembre-se que a vacinação em massa é a melhor forma de se combater qualquer doença viral.
Compartilhe esta informação nas suas redes sociais e acompanhe outras dicas e orientações acerca da pandemia do coronavírus no nosso Editorial COVID.