O que fazer quando perder a data da 1ª dose da vacina contra COVID-19?
O cronograma de vacinação do Plano Nacional de Imunização (PNI) já contempla todas as idades para tomar a primeira dose da vacina contra a COVID-19, segundo site americano Our Word in Data, cerca de 26% da população brasileira está vacinada, no entanto, algumas pessoas perderam o prazo de vacinação.
Mas se você não faz parte desse dado, ainda é possível se vacinar. Confira as orientações e saiba como proceder em cada caso.
Perdeu o prazo de vacinação da 1ª dose?
As Prefeituras e Governos de Estado separaram datas de repescagem para cada faixa etária, no caso de perca do prazo. Por isso, se você perdeu a data de vacinação, é muito importante que fique atento ao calendário de vacinação do seu estado e município, pois você pode encontrar as informações de repescagem da sua faixa etária no site oficial destes órgãos públicos.
Perdi a repescagem, e agora?
Neste caso, a orientação é que você se dirija a um dos postos de vacinação próximo a sua residência o mais rápido possível, basta estar com um documento de identidade com foto e comprovante de residência.
O ideal é que o cronograma da vacinação seja cumprido dentro dos prazos, para agilizar a vacinação em massa. Mas se você, por algum motivo, não conseguiu participar da vacinação da sua faixa etária, é importante que procure um posto próximo a você e não adie mais sua imunização. E, após tomar a 1° dose, atente-se ao dia da 2° dose, somente com a 2° dose a imunização se torna eficaz.
Entretanto, existem alguns motivos para não tomar vacina na data prevista, quais são?
A recomendação das autoridades de saúde para que o adiamento da vacinação de pessoas aptas nos critérios do Plano Nacional de Imunização (PNI), deve ocorrer nos seguintes casos:
Apresentar sintomas gripais como febre e resfriado;
Caso esteja com sintomas gripais moderados ou graves, o recomendado é aguardar os sintomas sessarem para então tomar a vacina contra a COVID-19.
Ter sido infectado pela COVID-19 recentemente
Pessoas que tiveram COVID-19 devem aguardar o período de 30 dias a partir da data de diagnóstico para então tomar a 1° dose da vacina contra o coronavírus.
Gripe e COVID-19 – Saiba a relação das doenças virais, vacinas e grupos de risco
O importante que você esteja atento ao calendário de vacinação. Então, tome a 1ª e a 2ª dose e faça parte do grupo de imunizados contra a COVID-19!
Para mais informações sobre vacina e outros temas relacionados ao coronavírus, acompanhe nossos posts do Editorial COVID-19.