Atendimento Nacional (11) 3133.5766

A importância do óculos de proteção

A visão é um dos principais sentidos humanos, a utilizamos por cerca de 16 horas por dia e praticamente 80% das informações que recebemos chegam por meio dos olhos.  Perguntamos a você, caro leitor, por que proteger os nossos olhos?

Já pensou como seria sua vida se não pudesse ver, ou ter que depender de outra pessoa para lhe ajudar a realizar simples tarefas em sua casa ou em seu ambiente de trabalho?

É por isso que precisamos valorizar os nossos olhos e principalmente o uso correto de óculos de proteção, que não foi feito para ficar na bancada e muito menos em cima da sua cabeça, mas sim para proteger a sua visão e garantir segurança.

Aqui, iniciaremos o conteúdo ressaltando como os óculos de proteção é um EPI essencial para proteger o trabalhador durante a jornada de trabalho.

 

QUAL A IMPORTÂNCIA DOS ÓCULOS DE PROTEÇÃO?

Quanto custa sua visão? Estamos falando de proteção dos olhos, seja em seu ambiente de trabalho ou uma simples atividade em sua casa, pois o EPI não foi feito para ser usado somente na indústria, mas também em qualquer ambiente que esteja propicio a um possível acidente, mesmo que seja mínimo, o uso de óculos de proteção é fundamental em qualquer atividade. Fazendo o uso correto, ele irá prevenir possíveis acidentes e até mesmo doenças ocupacionais.

 

QUAIS RISCOS ENCONTRAMOS PRINCIPALMENTE NAS INDÚSTRIAS?

No ambiente de trabalho 20% das ocorrências registradas estão relacionadas aos olhos, basicamente está entre as cinco partes do corpo mais afetadas em acidentes, segundo a previdência social. Em muitos casos, as consequências podem causar limitações ou incapacidades temporárias ou permanentes, devido ao não cumprimento das normas de segurança. O Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), estima que, anualmente, ocorram mais de 150 mil casos de acidentes oculares relacionados ao trabalho, e as lesões oculares mais recorrentes são; perfurações, queimaduras, corpos estranhos, respingos de produtos químicos. E os sintomas mais comuns são dor, vermelhidão, baixa visão, secreção ocular, lacrimejamento etc. Temos diversos riscos que podem ocasionar lesões nos olhos e que são categorizados por riscos químicos, físicos e biológicos. Vamos entender um pouco mais sobre cada um desses riscos?

 

RISCO QUÍMICO

Seu amigo de trabalho pede ajuda para uma atividade de pintura, nessa situação você irá manusear e ter contato com diversos produtos, líquidos e químicos. É nessa hora que devemos ficar atentos ao uso dos EPIs, principalmente óculos de proteção, é sua finalidade proteger sua visão dos possíveis respingos e líquidos em seus olhos.

 

RISCO FÍSICO

Praticamente este risco é o mais fácil de identificar no ambiente de trabalho, ou em simples atividades. Quando você acessa o seu local de trabalho irá se deparar com pequenas projeções ou partículas suspensas no ar, como poeiras, névoas, usinagem de peças, lixamento, e acabamento através de máquinas rotativas que naturalmente geram possíveis projeções, podendo atingir os nossos olhos, consideramos tais situações como riscos físicos, agora ficou mais fácil, não é?

 

RISCO BIOLÓGICO

Estamos vivenciando um momento ainda crítico e pandêmico, e esse risco encontramos principalmente nos ambientes hospitalares, consultórios odontológicos e clínicas em geral, os quais estão expostos aos agentes biológicos.

 

E QUAIS OS MODELOS DE ÓCULOS DE SEGURANÇA?

Vamos avaliar o tipo correto para cada situação?

A Danny reconhece que a proteção dos olhos é fundamental no desenvolvimento das funções de trabalho e possuí um amplo portfólio de óculos de segurança contra impactos, alta ou baixa luminosidade e contra raios UVA, UVB e UVC.

 

Qual o melhor tipo de lente para óculos de segurança?

 

CONVENCIONAL

São modelos mais comuns e tradicionais que protegem contra partículas volantes frontais, são indicados para atividades mais simples e mais leves como linha de montagem, operadores de empilhadeiras, carregamento, limpeza de jardinagem, serviços gerais, ambientes com poucas partículas de sujidade suspensas. Estes óculos são mais indicados por terem um campo maior de visão livre, também se encaixam em praticamente todos os tipos de rosto, facilitam o uso inclusive de lentes multifocais.

 

AMPLA VISÃO

São modelos desenvolvidos anatomicamente para atender riscos mais específicos e elevados, indicado para ambientes com partículas volantes multidirecionais ou na presença de produtos químicos, atividades como pintura, lixamento, acabamento, risco de vapores ou nevoas no ar.

 

SOBREPOSIÇÃO

São modelos desenvolvidos para serem utilizados como óculos de sobrepor aos óculos de grau do colaborador. Estes modelos têm uma característica visual um pouco maior para garantir proteção adequada e boa visibilidade.

ÓCULOS DE GRADUAÇÃO

Se por algum motivo seu colaborador não se adaptar ao modelo de sobrepor, temos a solução certa para você. Nesse modelo é possível graduar a lente dos óculos de acordo com a receita de cada usuário, com certeza ele ficará mais feliz e satisfeito.

 

Os 3 modelos de óculos de proteção mais usados para graduação

 

ENTENDA PARA QUE SERVE CADA COR DE LENTE DOS ÓCULOS DE PROTEÇÃO, E A SUA MATÉRIA PRIMA

A escolha da lente adequada para cada ambiente proporciona mais conforto visual, vamos entender melhor a finalidade de cada opção?

 

  • Incolor – ambiente fechados com luminosidade artificial ou ambiente externos;
  • Cinza – ambientes internos ou externos com alta luminosidade;
  • Amarela – ambiente internou ou externo com baixa luminosidade;
  • In Out – ambientes internos ou externos com variação de luz;
  • Verde – ambientes internos ou externos com alta luminosidade e atividades auxiliares ao processo de soldagem.

 

Não é novidade nos dias de hoje que a matéria prima do policarbonato se destaca na fabricação nos óculos de segurança, principalmente em suas lentes. Temos inúmeras vantagens na utilização desse material, grande potencial e nível de transparência, excelente resistência ao impacto, e principalmente pelo seu conforto e leveza no uso. E ainda podemos contar com uma característica natural, de filtrar os raios ultravioleta, devido sua estrutura molecular. Sim, todos os óculos de segurança Danny possuem proteção contra radiação ultravioleta. Outro benefício que também é identidade da marca é que todos os óculos de segurança Danny são confeccionados em policarbonato óptico de excelente qualidade e alta resistência, garantindo ao usuário a proteção de impacto elevado, atendendo aos requisitos na norma ANSI ISEA Z87.1-2015.

A Danny reconhece que a proteção dos olhos é fundamental no desenvolvimento das funções de trabalho e que possuí um amplo portfólio de óculos de segurança contra impactos, alta ou baixa luminosidade e contra raios UVA, UVB e UVC, disponíveis em todos os modelos da marca.  Quer contar com a ajuda de especialistas em segurança do trabalho? Não deixe de entrar em contato com a DANNY e escolha seu EPI certo para o trabalho.

Gostou do texto? Não deixe de acompanhar o blog para continuar informado sobre as novidades do mundo da segurança do trabalho!

A importância do óculos de proteção

Categorias