Quem foi vacinado ou já pegou COVID-19 precisa usar máscara?
Com o avanço das campanhas de vacinação no mundo ocidental, vemos a retomada de eventos presenciais, alguns sem a obrigatoriedade do uso de máscara. Com isso, parte da população brasileira questiona se ainda é necessário a obrigatoriedade da máscara para quem já está imunizado. Este post tem como objetivo responder esta questão.
Imunidade de rebanho
Para entendermos se podemos ou não utilizar máscaras, é preciso entender como funciona a imunidade de uma população.
A vacina tem como objetivo reduzir a probabilidade do paciente ser acometido por um vírus, e caso ele contraia este vírus, os impactos não sejam graves. Por isso, a vacinação não extingue a possibilidade de uma pessoa contrair a doença, mas sim diminui a possibilidade de uma infecção.
Quanto maior o número de pessoas não vacinadas em uma população maior as chances de contágio, pois o vírus tem mais gente para conseguir se espalhar, diferente de uma população com muitos habitantes imunizados, onde o vírus não terá tanta gente para se multiplicar.
Conforme o avanço da campanha de imunização na população, o vírus será controlado, assim, atingindo a imunidade de rebanho, onde a possibilidade de circulação do vírus é tão restrita que a doença passa a ser controlada. Logo, só podemos ter um nível de segurança quando tivermos uma parcela significativa da população imunizada.
Pessoa vacinada pode transmitir COVID-19?
Sim, mesmo vacinado uma pessoa pode contrair COVID-19. Pouco adianta se o paciente está vacinado, mas o seu entorno está contaminado. A vacina irá preparar o sistema imunológico para que ele possa resistir, mas quanto maior o contato, maior a probabilidade deste paciente se contaminar.
Já tive COVID, preciso usar máscara?
Mesmo quem já teve COVID-19 pode ser contaminado novamente, casos de reinfecção foram potencializados pelas cepas e variantes do coronavírus.
Por isso, o fato isolado de um paciente já ter contraído o coronavírus não o exime da obrigatoriedade do uso de máscara.
Por que os Estados Unidos e Israel desobrigaram o uso de máscara?
Estes países têm campanhas de vacinação mais avançadas que o Brasil. Até meados de junho de 2021, Israel tem 56,8% da população vacinada com ambas as doses, enquanto Estados Unidos 44,2%. Já o Brasil tem 11,2% da população imunizada com as 2 doses da vacina. São 5 vezes menos que Israel e 4 vezes menos que os americanos. (Dados: Our World In Data)
Por isso, não deixe de fazer o uso de máscara, fazendo a troca dentro do período recomendado pelas autoridades de saúde. Sabemos que muitos acham desconfortável e que talvez por já terem contraído coronavírus ou já estarem vacinados queiram dispensar o uso de máscaras, mas é necessário que a população tenha ciência de que este tipo de atitude pode colocar a si próprio e outras pessoas em risco.
Compartilhe está informação nas suas redes sociais e veja dicas atualizadas sobre utilização de máscara no editorial COVID-19.