Atendimento Nacional (11) 3133.5766
Erros de uso de EPI

Risco químico: saiba como proteger seus funcionários

Controlar exposição a ambientes de risco químico e substâncias tóxicas é fundamental para proteger trabalhadores. Esses perigos estão presentes em ambientes diferentes no trabalho e a informação é o melhor recurso para evitar danos à saúde da sua equipe.

Os agentes químicos podem ter forma de:

  • fumos;
  • gases;
  • poeira;
  • névoas;
  • neblinas.

Essas substâncias são de fácil inalação ou absorção através da pele. Além disso, dependendo da situação, o trabalhador pode ingerir algum produto que afetará seu sistema digestivo.

O risco químico pode estar presente, por exemplo, nas indústrias de plástico e petroquímica. Uma vez identificado, deve ser controlado imediatamente.

Para evitar que isso aconteça, a empresa deve operar conforme as Normas de Segurança, como a NR-09 e NR-12, que explicaremos ao longo do texto.

Além disso, vale ressaltar que o tempo de exposição ao risco químico é fator extremamente importante. Por isso, existem formas de promover a segurança das pessoas em ambientes com a presença desses produtos nocivos.

Neste artigo, explicaremos como proteger seus trabalhadores, quais são as principais medidas de segurança e os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) mais indicados.

Riscos químicos e suas barreiras de contenção

A segurança dos funcionários que trabalham em ambiente com riscos químicos deve estar em primeiro lugar. Com a exposição às substâncias de alto risco, as consequências podem ser:

  • irritações oculares;
  • doenças respiratórias;
  • feridas e queimaduras químicas.

Existem barreiras de contenção que podem ser observadas ao decorrer das atividades. Confira os principais perigos e pontos que merecem atenção!

Ponto de fulgor

Trata-se da temperatura onde o líquido inflamável pega fogo, mas isso só é possível em superfície líquida e com a mistura de oxigênio do ar e vapores.

O ponto de fulgor pode ser medido a partir das normas técnicas nos laboratórios. A curiosidade é que, quanto mais baixo, mais inflamável será a substância.

Ponto de combustão

Refere-se a temperatura a qual o produto deve ser aquecido sob as condições prescritas para queimar continuamente quando a mistura de vapor e ar é inflamada.

Por isso, prestar atenção às informações, como sua inflamabilidade e explosividade, que constam nas embalagens dos produtos químicos, é decisivo. Apenas dessa forma, seu uso no ambiente de trabalho poderá ser determinado.

Ponto de autoignição

O ponto de autoignição é a temperatura que o líquido atinge para se incendiar sem precisar de uma fonte externa para ignição, como a faísca.

Faixa de explosividade

Quando o gás, oxigênio do ar e vapor se misturam, dependendo da proporção, uma explosão pode ocorrer. Assim, quanto maior a faixa de explosividade, maior é o risco químico do produto.

Material particulado

Dependendo da situação do ambiente de trabalho, explosões podem ocorrer devido a materiais particulados de compostos inorgânicos ou orgânicos.

O risco químico nessa situação é acentuado devido:

  • circulação do ar;
  • tamanho do espaço;
  • diâmetro da partícula.

Principais EPis para proteger os trabalhadores

Os EPIs protegem os trabalhadores de lesões ou doenças causadas por riscos químicos no local de trabalho. Dentre eles, podemos citar as luvas e máscaras.

Tornar o local de trabalho seguro inclui fornecer:

  • instruções;
  • supervisão;
  • treinamentos;
  • procedimentos.

Essas medidas servem para incentivar as pessoas a trabalhar com segurança e responsabilidade.

Além disso, a empresa deve seguir a NR-09 sobre riscos ambientais que determina a obrigatoriedade de avaliar os ambientes de modo a verificar agentes biológicos, físicos e químicos que podem causar danos.

Outra norma importante é a NR-12 que torna a empresa responsável pela saúde e integridade dos seus funcionários.

Confira, a seguir, os principais equipamentos que devem ser disponibilizados para a equipe.

Luvas

As luvas protegem as mãos de danos causados por cortes, perfurações, além de queimaduras químicas e térmicas.

Dependendo da natureza do trabalho e do risco de exposição, a proteção manual pode fornecer diferentes níveis de proteção térmica e atender a diferentes requisitos de aderência.

Óculos de proteção

A proteção dos olhos é vital para segurança dos trabalhadores, pois age contra riscos químicos que podem causar lesões e doenças aos olhos de alguém.

Os perigos potenciais incluem:

  • gás;
  • vapor;
  • poeira;
  • radiação;
  • projéteis;
  • respingos químicos ou metálicos.

A não utilização dos óculos de proteção pode resultar em:

  • conjuntivite alérgica;
  • traumatismo craniano;
  • queimaduras químicas;
  • irritação e inflamação causada por corpos estranhos.

Em situações extremas, lesões oculares podem até levar à perda ou comprometimento da visão.

Máscara com filtro

A máscara tem a função de proteger contra a inalação de poeira e gases nocivos. Entretanto, conforme o risco químico, um tipo de filtro é necessário para evitar que os funcionários sofram danos. Isso implica o uso de modelos específicos conforme o composto químico do ambiente.

Botas de PVC

As botas de PVC têm cano extra longo, o que proporciona proteção a mais em cenários com riscos químicos. O material da peça não é afetado por bases e ácidos, o que torna esse EPI ideal para ambientes com esses produtos.

Todavia, os EPIs não são a única medida de proteção, mas contribuem para evitar muitos acidentes.

Cuidados com os EPIs

O funcionário deve, na medida do possível, usar o EPI de acordo com informação, treinamento ou instrução razoável. A eficácia dos equipamentos depende dos trabalhadores que seguem instruções e procedimentos corretamente.

A melhor maneira de verificar problemas é observar as pessoas realizando as tarefas. Se eles descartarem o EPI ou não usá-lo, isso pode indicar que o equipamento não se encaixa, é desconfortável ou obstáculo no trabalho.

Você também deve observar os trabalhadores após a conclusão da tarefa para garantir que o EPI que eles usaram seja armazenado e mantido corretamente.

Além disso, vale ressaltar que os equipamentos de proteção individual devem ser devidamente cuidados quando não estão em uso. Por exemplo, armário seco e limpo é uma ótima alternativa. Se forem reutilizáveis, devem ser limpos e mantidos em boas condições.

Conte com a Danny EPI

O uso de EPI é apenas um nível entre hierarquia de medidas de proteção que sua empresa deve tomar. Na verdade, sua equipe deve seguir práticas de trabalho seguras e respeitar os riscos químicos, sem evitar o uso de luvas e máscaras, por exemplo.

Para isso, ter um fornecedor de equipamentos de proteção individual adequados e confortáveis é extremamente importante. Dessa forma, os trabalhadores se sentirão bem ao utilizar as proteções recebidas.

A Danny EPI está à disposição para ajudar as empresas a manterem a segurança dos seus funcionários. Por ser referência no mercado brasileiro de segurança do trabalho, proporciona equipamentos de qualidade, performance e inovação no segmento.

Com intuito de ajudar as organizações a promoverem ambientes seguros, a equipe da Danny EPI oferece consultoria para identificar os equipamentos de proteção individual mais indicados, oferecendo à sua equipe a melhor proteção!

Se você gostou desse artigo e quer receber mais conteúdos como esse, inscreva-se na nossa newsletter.

Risco químico: saiba como proteger seus funcionários

Categorias