Atendimento Nacional (11) 3133.5766
Operário usando óculos, capacete e protetor auricular

Tudo que você precisa saber sobre segurança no trabalho

A segurança no trabalho é um tema altamente relevante, e precisa estar presente nas discussões e ser embasamento para a tomada de decisão. Essa área tem grande importância no ambiente corporativo, envolvendo desde direitos dos funcionários, preservação da qualidade do trabalho e imagem da empresa.

Esse conjunto de medidas visa a redução de acidentes de trabalho ou cenários que ofereçam riscos aos colaboradores. Com isso, é vital conhecer um pouco mais sobre todos os detalhes que envolvem esse tema, considerando conceitos básicos, principais dúvidas das empresas e importância do investimento na área.

Quer saber mais sobre a segurança no trabalho? Continue acompanhando a nossa publicação e fique por dentro do assunto!

O que é a segurança no trabalho?

A segurança no trabalho é um conjunto de medidas e regras que proporcionam qualidade e segurança no ambiente de trabalho. Esse tipo de atenção permite que alguns pontos importantes sejam atingidos, como:

  • proteção à integridade física dos colaboradores;
  • redução dos acidentes causados pela má execução do serviço;
  • segurança da capacidade produtiva do funcionário e da organização;
  • diminuição do aparecimento e impactos causados por doenças ocupacionais.

Investimento em segurança: além das normas do Ministério do Trabalho

O Ministério do Trabalho tem um conjunto de normas estabelecidas para manter a  segurança dos colaboradores e qualidade das relações existentes entre as diferentes partes em uma companhia.

Um ponto importante dessa preocupação do MPT é a manutenção do investimento saudável na segurança no trabalho. Assim, permite que a empresa cumpra o que foi estabelecido pelos órgãos competentes, demonstrando também o comprometimento e a preocupação da organização.

Quais são os objetivos da segurança no trabalho?

Existem objetivos específicos ligados ao tema segurança no trabalho e todos estão conectados com a proteção da vida.

A proteção da vida é obrigatória, devendo ser incorporada à cultura organizacional para estar presente em todas as atividades e segmentos em que a empresa atua.

Garantia da integridade dos funcionários

Um dos principais objetivos da segurança no trabalho é assegurar a integridade do funcionário quando estão em serviço. Isso permite minimizar qualquer tipo de perdas por dano temporário ou permanente, que impactem a capacidade produtiva, como lesões, invalidez e morte.

O principal foco da prática da segurança no trabalho é assegurar que as técnicas e medidas empregadas estejam corretas. Com isso, os funcionários podem executar suas funções sem serem prejudicados por elas.

Busca constante pela redução ou mitigação dos riscos

Para garantir a integridade dos colaboradores ao executar suas tarefas relacionadas ao trabalho, a empresa deve estabelecer uma busca constante pela redução ou mitigação de riscos. Essa análise parte da premissa de que toda função tem algum risco envolvido e deve-se estudar cada cenário para melhor aplicação de boas práticas.

Dessa forma, a segurança no trabalho precisa atuar de modo a reduzir ou mitigar riscos respiratórios, de queda e acidentes graves, por exemplo, para que os funcionários trabalhem com mais qualidade.

Todos devem ter responsabilidades definidas

A segurança no trabalho não deve ser tratada como função ou monitoramento somente por parte da empresa. Todos têm responsabilidades definidas quando o objetivo é realizar as atividades com qualidade e segurança.

O empregador é devidamente responsabilizado, precisando oferecer as condições mínimas de segurança e obrigado a pagar qualquer indenização, licença ou afastamento em casos que fique comprovado a isenção de culpa do funcionário.

Aumento da saúde do funcionário

Outro objetivo importante das práticas de segurança no trabalho é o aumento da saúde do trabalhador. O cuidado amplo com corpo e mente, além de práticas de prevenção de riscos e acidentes, é vital para manter o ambiente de trabalho saudável.

Com isso, a equipe se sente assistida durante a execução das suas funções, prezando por um ambiente seguro e de qualidade. E, a imagem da empresa ganha com isso, demonstrando sua atenção em todos os pontos da produção.

Quais são as principais dúvidas sobre a segurança no trabalho?

Existem algumas dúvidas frequentes sobre as práticas que envolvem a segurança no trabalho em uma organização, principalmente sobre os documentos legais, como:

  • Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA): minimiza os riscos no ambiente laboral;
  • Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO): realiza diagnósticos precoces junto ao trabalho de prevenção de doenças;
  • Atestado de Saúde Ocupacional (ASO): informa se o colaborador pode continuar com suas atividades ou se tem algum impedimento;
  • Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT): documento para investigação de acidentes e doenças ocupacionais desenvolvido pela empresa para o INSS, quando ocorre algum tipo de incidente.

Além dos documentos citados, há o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT). Esse setor é multiprofissional, analisa o grau de risco e quantidade total de funcionários na empresa.

A gestão de EPIs e EPCs são ótimos exemplos de atividades feitas pelo SESMT para garantir a proteção individual e coletiva. E, a empresa deve disponibilizar os equipamentos de segurança em bom estado de conservação, monitorar e documentar todo o processo de utilização.

Qual a importância de investir em segurança no trabalho?

A principal razão para investir em segurança no trabalho é a proteção à saúde da equipe e manutenção da vida. Isso permite um ambiente saudável para execução das atividades laborais.

Outro ponto importante é a redução de acidentes, assegurando que não ocorram impactos à integridade física e mental do funcionário. Assim, há a promoção de um espaço organizado e produtivo, com todos se sentindo mais motivados para exercer suas funções.

A empresa também consegue minimizar gastos com afastamentos, licenças ou ações judiciais que influenciam a saúde financeira, além de passar uma imagem de credibilidade para clientes e parceiros.

Realizar investimentos no segmento de segurança no trabalho é promover o bem-estar físico, social e mental dos funcionários. Um ótimo retorno desse tipo de ação é o aumento da produtividade e satisfação na execução do trabalho. Além de outros benefícios, como:

  • redução dos gastos;
  • valorização da imagem da companhia;
  • credibilidade da empresa com os seus clientes, parceiros e funcionários.

Investir em segurança no trabalho é uma ótima forma de garantir o sucesso do empreendimento.

Nesse artigo, você compreendeu melhor o que é segurança no trabalho, seus objetivos, importância e impactos na empresa e vida dos funcionários.

Quer saber mais sobre o assunto? Então, aproveite a visita e leia nosso artigo: 5 dicas de gestão que todo profissional da segurança do trabalho deveria saber!

Tudo que você precisa saber sobre segurança no trabalho

Categorias